
O que é demolição?
Podemos definir demolição como um processo de destruição ou remoção de uma estrutura, seja residencial ou industrial de maneira planejada e calculada.
Como se trata de algo que deve garantir a segurança antes, durante e depois do processo, é necessária levar em consideração fatores que determinam se a demolição é necessária e diferentes técnicas para execução, de acordo com a avaliação de cada projeto.
As técnicas utilizadas são demolição mecânica, manual e com explosivos.Na construção civil, a demolição é uma atividade muito comum e utilizada pelas construtoras na fase inicial de um projeto.
Segurança e confiança são determinantes na escolha da empresa para execução desse processo, por isso, é importante ter cuidado durante todo o processo de demolição, pois o menor descuido ou erro de cálculo pode causar danos a outras estruturas ou pessoas próximas.
Tipos
de Demolição

Demolição Mecânica
A demolição mecânica, como o próprio nome diz, é o tipo de demolição que envolve o uso de ferramentas mecânicas e equipamentos para a destruição ou remoção de alguma estrutura.
Normalmente, essa demolição é feita com máquinas de grande e médio porte, como escavadeiras, guindastes, carregadeiras e martelos pneumáticos.
Na construção civil, a maior vantagem dessa modalidade é que ela permite uma execução rápida e eficiente das estruturas de uma edificação, como vigas, paredes, lajes, estruturas metálicas e madeiras.
Dependendo do tamanho da construção e do tempo previsto para demolição, essa pode ser a opção mais prática e rápida.
Os pontos negativos que mais geram queixas são o fato de gerar muita poeira, barulho e a necessidade de um solo consistente.

Demolição Manual
Considerado o método mais tradicional nas construções civis, a demolição manual é realizada com a partir de ferramentas manuais.
Uma das principais vantagens nesse tipo de demolição é que ela se torna a alternativa mais sustentável, pois permite que os profissionais possam remover os materiais para reaproveitamento.
Em demolições mecânicas e por explosivos, a perda dos materiais é quase completa.
Esse tipo de técnica é muito usado em construções pequenas, por não ser necessário o uso de grandes máquinas, ou também como alternativa quando a demolição do edifício pode causar risco para os imóveis vizinhos.
Em comparação com as outras técnicas, a demolição manual é indicada para quando é necessário ter mais cuidado com a estrutura. Nesse tipo de atividade, é possível encontrar uma divisão entre duas categorias, como a demolição não estrutural e estrutural.

Demolição Controlada
A demolição controlada é uma técnica especializada que envolve o uso de equipamentos e procedimentos específicos para derrubar estruturas de forma segura, eficiente e com o mínimo de impacto ambiental. O processo é planejado com cuidado e executado por profissionais altamente treinados.
Veja detalhadamente como funciona essa técnica.
1. Planejamento: antes de qualquer trabalho ser realizado, é feito um estudo detalhado da estrutura a ser demolida. Isso inclui a análise do material da construção, da localização, do entorno e de quaisquer possíveis riscos. O objetivo é formular um plano de ação que garanta a segurança e eficiência do processo.
2. Preparação: uma vez que o plano esteja pronto, a área é preparada. Isso pode envolver a evacuação de pessoas das proximidades, a instalação de proteções para evitar a dispersão de detritos e a configuração dos equipamentos necessários.
3. Execução: a demolição controlada é geralmente realizada por equipamentos como escavadeiras hidráulicas, equipadas com ferramentas de demolição como martelos, tesouras e brocas. Em alguns casos, explosivos podem ser usados, mas isso requer licenças especiais e é feito por profissionais treinados em demolição por explosão.
4. Remoção de detritos: após a demolição, os detritos são removidos. Muitas vezes, os materiais são separados para reciclagem.
5. Limpeza: o local é limpo e preparado para o próximo estágio da obra.
A demolição controlada possui uma forte relação com a sustentabilidade, principalmente devido a três fatores:
1. Minimização de Resíduos: a demolição controlada permite uma desmontagem mais seletiva e precisa das estruturas, o que facilita a separação dos materiais e contribui para a redução de resíduos. Ao invés de simplesmente derrubar toda a estrutura e descartar o entulho, os materiais são classificados e, sempre que possível, reciclados ou reutilizados.
2. Redução do Consumo de Recursos: como muitos materiais podem ser recuperados e reutilizados em novas construções, a demolição controlada contribui para a economia circular, um conceito central na sustentabilidade. Isso significa que menos recursos naturais precisam ser extraídos para produzir novos materiais de construção.
3. Controle de Emissões: a demolição controlada também tende a produzir menos emissões de poeira e outros poluentes do ar do que a demolição convencional.

Demolição Retrofit
A Demolição Retrofit se trata da demolição que é feita cuidadosamente de edificações e estruturas, retirando todos os equipamentos, instalações hidráulicas e elétricas, elevadores, paredes internas e externas, fachadas, revestimentos de paredes, pisos, forros, pilares e vigas remanescentes, preservando as lajes, vigas e pilares estruturais, de modo a permitir reaproveitamento total da edificação.
Esse modelo é muito utilizado, pois é feito o reaproveitamento da estrutura para uma nova “construção”.